História

Decorria o mês de Dezembro do ano 2008, e como é natural no nosso país os jantares de convivio na altura do Natal surgem com muita frequência, um grupo de jovens amigos de longa data discutiam este mesmo assunto no balcão do Nok Bar que tradicionalmente frequentavam e deparavam-se que havia quem tivesse o convivio da empresa, da associação, do clube... e como acompanhar os pais nesses jantares já se estava a tornar pouco apetecivel,  decidiram por bem organizar um jantar de amigos mas com a temática de quem quisessre ir teria de estar vestido a rigor, e como a época exigia cerca de 20 Pais Natal de fato e gorro vermelho apresentaram-se no Restaurante O Godinho a 19 de Dezembro (sexta-feira) à  hora marcada.

Num jantar muito animado e bem regado, a festa era imensa e a conversa à volta da mesa em torno de no futuro se repetirem jantares temáticos como aquele tornou-se séria (dentro do possivel) e aí surgiu a ideia de criármos não uma tertúlia mas sim uma familia e que precisava de um nome de familia.

Os sobrenomes tradicionalmente Portugueses eram muitos mas havia sempre algum membro que tinha esse sobrenome até que saiu " e se for os Magalhães?" e assim ficou baptizada esta familia de amigos de Mação.

A história continuou e o grupo "com calma, mas com muita alma",  tornou-se ao longo dos anos seguintes cada vez maior e unido e a comunidade local começou a reconhecer o mesmo pois sucediam-se iniciativas de cariz solidário, desportivo, cultural que traziam aos Magalhães alguma notoriedade identidade com a população e com organizações públicas e privadas que tendia a intensificar-se cada vez mais.

Em 2013 fruto do crescimento não só do grupo mas também das pessoas que o integravam, os Magalhães viram-se perante a sua primeira dificil decisão que era a de se tornarem legalmente constiuidos com todos os beneficios que poderiam daí advir mas também da responsabilidade que isso acarretava.

Numa escolha democrática no seio do grupo o que era até então o ontem e o hoje, passou a ser "Ontem, Hoje e Amanhã"

No dia 04 de Julho de 2014 decorreu a 1ª Assembleia Geral  para aprovação de estatutos, denominação, sócios fundadores e eleição dos orgãos sociais numa lista única composta por todos os sócios fundadores, posto isto foi ainda nomeada uma equipa para liderar o processo legal e juridíco da constituição da Associação Magalhães de Mação

A Associação viria a ser finalmente oficializada 8 meses mais tarde (depois de muitos problemas levantados quanto ao porquê da designação da associação como "magalhães")  a 19 de Março de 2015 na conservatória  do Registo Civil de Castelo Branco.